passar em um vestibulinho

3 dicas para passar em um vestibulinho

O vestibulinho garante o acesso dos estudantes a escolas técnicas e outros cursos especiais, como os do SENAI, e também a bolsas de estudos de escolas particulares. Tal como um vestibular, ele também requer muito preparo do candidato. É necessário estudar bastante para conquistar uma vaga.

Para driblar a concorrência, deve-se investir em mais conhecimento para alcançar suas metas. O verdadeiro estudante passa muito tempo estudando, pois somente assim consegue se preparar para os novos desafios. Que tal ver 3 ótimas dicas para passar em um vestibulinho? Confira a seguir.

1. Durante os estudos para passar em um vestibulinho

Aqui seguem as primeiras orientações para você organizar os estudos enquanto estiver se preparando para passar em um vestibulinho. O ideal é fazer um cursinho preparatório em uma boa instituição de ensino. Procure não faltar a nenhuma aula e faça todos os exercícios que forem propostos.

Busque ainda reproduzir a matéria com suas próprias palavras, pois é uma forma eficaz de assimilar seu conteúdo. Se você é capaz de explicar um assunto de maneira diferente daquela que foi apresentada em aula, é porque realmente compreendeu bem o tema.

Procure fazer uma leitura crítica, e não apenas de memorização (o velho “decoreba” dos estudantes). Aproveite todas as fontes confiáveis de informação, como revistas, jornais, livros, blogs e assim por diante.

Elabore um plano de estudos conforme seu perfil. Você pode, por exemplo, fazer resumos. Também pode resolver uma série de exercícios. Outra possibilidade é fazer uma leitura corrida de alguns textos e ver até que ponto consegue assimilar o conteúdo.

2. Antes de fazer a prova

Antes do dia da prova, se possível, visite o lugar. Não chegue atrasado para fazer o exame — o ideal é chegar com, pelo menos, 1 hora de antecedência. Depois que os portões fecham, não adianta chorar: a regra, nesses exames, é muito rigorosa.

Deixe os documentos separados no dia anterior. Não esqueça seu documento de identidade (RG), nem o comprovante de inscrição. Alimente-se nos dias que antecedem o exame, principalmente no dia imediatamente anterior. Durma bem à noite, completando pelo menos o total de 8 horas — recomendação médica.

Evite tomar bebidas alcoólicas e realizar exercícios pesados no dia antes da prova, pois eles podem provocar alguma lesão no corpo. Não use substâncias pouco confiáveis para manter-se relaxado ou não perder o horário (caso a prova seja pela manhã).

A fim de relaxar, o consumo moderado de chás naturais é recomendado (camomila, valeriana, erva de São João, cidreira). Também pode se dedicar a alguma atividade que o deixe tranquilo e relaxado, como a leitura de livros, ir ao cinema, assistir TV, ouvir músicas.

3. Enquanto estiver fazendo as provas

Para passar em um vestibulinho, você precisa atingir determinada pontuação, e qualquer diferença de pontos pode ser decisiva. O importante é responder as questões com cuidado, começando pelas mais fáceis, aquelas referentes a assuntos que você domina mais e tem, portanto, menos chances de errar.

Leia todas as questões com atenção e não perca muito tempo com aquelas que considere mais complicadas. Assim, você não fica mais nervoso e pode voltar a elas quando responder as questões mais fáceis.

Caso tenha que dar um “chute”, não escolha aleatoriamente qualquer opção. Descarte as que são efetivamente erradas e aposte em alguma que você ache que traga reais possibilidades de ser a correta.

Para passar em um vestibulinho, é fundamental estudar, descansar e manter controle emocional. O que você tem feito para ter êxito nessa tarefa? Com as nossas dicas, certamente, ficará tudo mais tranquilo.

Agora, aproveite para entrar no Facebook, acessar a página do Curso Profitec e deixar sua curtida lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.