VESTIBULINHO

O que é um vestibulinho?

O que é um vestibulinho? Muito se fala no vestibular, que é um exame prestado por candidatos que querem entrar no ensino superior. Já o vestibulinho, de forma similar, é voltado para aqueles que pretendem entrar no ensino médio ou técnico.

O vestibulinho é uma das principais formas de ingresso em instituições de ensino, médio e técnico, sejam públicas ou particulares. Em geral, a procura por vagas nessas instituições é maior do que a oferta.

Então, se pretende se candidatar a uma dessas vagas, prossiga com a leitura do artigo e veja para que serve o vestibulinho!

O que é um vestibulinho?

“O vestibulinho funciona de maneira similar ao vestibular – o que muda é o nível de ensino.”

Para entender o vestibulinho, é importante compreender o vestibular. Ele se trata de um exame que seleciona candidatos para o ingresso numa determinada universidade, se voltando então para o ensino superior.

O vestibulinho funciona da mesma forma, sendo um exame que seleciona candidatos para o ingresso em instituições de ensino médio e/ou técnico. Então, a diferença é que o acesso é para o ensino médio ou ensino técnico de nível médio.

Dessa forma, o vestibulinho se volta principalmente para os candidatos que acabaram de sair do ensino fundamental, estão saindo ou que já concluíram o ensino médio, mas querem uma formação técnica de nível médio com muita qualidade.

Quais são os conteúdos cobrados no vestibulinho?

Os conteúdos cobrados na prova do vestibulinho geralmente são os conhecimentos do 6º, 7º, 8º e 9º ano, com um olhar específico para cada um dos exames e escolas. Dessa forma, o conteúdo geral da prova é tudo que foi aprendido no ensino fundamental II:

Concepto Isométrico De Educación De Sistemas Ilustración del Vector - Ilustración de aprendizaje, tarjeta: 195702652

        • Português
        • Matemática
        • Física
        • Química
        • Biologia
        • História
        • Geografia

Existem escolas que também cobram inglês no vestibulinho, o que pode lhe dar pontos extras na prova, mas não chega a lhe eliminar do processo. Além disso, dentro de português, existem escolas que ainda podem cobrar redação.

Por isso que é importante pesquisar sobre o que é cobrado em cada instituição, de forma a se preparar totalmente. Por exemplo, a instituição Colégio Engenheiro Salvador Arena (antigo Colégio Termomecanica) em São Bernardo do Campo só permite que realize o teste se não tiver reprovado em nenhum ano do ensino fundamental.

Existem quantas questões na prova do vestibulinho?

A quantidade de questões varia conforme a instituição que aplica a prova, não sendo possível definir um número exato de forma universal. Porém, em geral, a quantidade de questões varia entre 40 e 60, dentro da distribuição de disciplinas citadas anteriormente.

Período de provas – 2021-1

Quanto tempo o candidato tem para concluir a prova do vestibulinho?

O tempo para a realização do exame também varia conforme a instituição que aplica a prova. Porém, também é possível definir uma faixa, sendo algo em torno de 3 a 5 horas para finalizar o exame.

Quais são as instituições de ensino que praticam o vestibulinho?

Existem diversas instituições de ensino médio e técnico que praticam o vestibulinho no estado de São Paulo e até no Brasil todo, principalmente na região da cidade de São Paulo. Porém, algumas se destacam como as principais, sendo então as mais concorridas em seus respectivos exames.

Veja agora quais são as principais instituições de ensino para concorrer!

Escola Técnica Estadual (ETEC)

ETEC 2022 → Resultado, Provas, Gabarito e Cursos!

A Escola Técnica Estadual é um programa de formação mantido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Centro Paula Souza. Ela tem o objetivo de formar profissionais pelo ensino médio e técnico, oferecendo então cursos técnicos e integrados de nível médio.

Para entrar numa ETEC, a única forma é o vestibulinho ETEC, que ocorre duas vezes ao ano:

      • No meio do ano, apenas para os cursos técnicos.
      • No fim do ano, tanto para o ensino técnico, quanto para o médio ou integrado.

O vestibulinho ETEC é o principal e o mais concorrido dentre as opções, apesar de existir grande disponibilidade: mais de 220 escolas espalhadas pelo estado. Porém, só é possível ingressar numa escola e num curso por vez.

O seu exame é constituído de 50 questões das disciplinas citadas acima e o tempo de prova é de 4h.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Curso Preparatório para Vestibulares e Enem do IFSP está com inscrições abertasOs IFs sempre se destacaram em todo o Brasil, contudo ele tem características regionais em cada Estado brasileiro. Semelhante ao modelo estadual, mas submetido ao MEC. Também bastante conhecido, o IFSP apresenta menos campi que a ETEC, tendo algo próximo de 37 no Estado de São Paulo. A sua avaliação pelo vestibulinho é diferente do que é praticado pelas Escolas Técnicas Estaduais.

Os IFSPs oferencem cursos técnicos e cursos integrados ao ensino médio, uma característica bem interessante é que muitos campi do IFSP são na realidade um complexo com ensino de nível médio e nível superior, o que acaba fazendo com que o contato com o mundo acadêmico seja uma realidade para todos os alunos.

O seu exame atualmente é constituído de 30 questões cobrando apenas português e matemática e o tempo de prova é de 3h.

Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO-SP)

Liceu abre inscrições para o processo seletivo 2020Outra instituição tradicional é o Liceu de Artes e Ofícios, que apresenta duas opções de ingresso pelo vestibulinho:

      • Para o ensino médio tradicional através de bolsas de estudo integrais.
      • Para o ensino médio integrado ao técnico, com ajuda para os alunos de uma renda mais baixa.

O Liceu de Artes e Ofícios, embora seja uma instituição filantrópica, oferece tanto o ensino particular, quanto o ensino gratuito, mas o acesso as possibilidades gratuitas são apenas pelo vestibulinho! Ele também exige um teto de renda de até 3 salários mínimos per capta para que os candidatos tenham acesso aos cursos técnicos.

Seu exame atualmente é composto do 40 questões cobrando os conteúdos citados anteriormente e o seu tempo de prova é 3h.

Colégio Engenheiro Salvador Arena (antigo Colégio da Termomecanica)

Legados Vivem para SemprePresente em São Bernardo do Campo, o Colégio da Termomecanica, como era conhecido foi rebatizado e agora ganhou o nome de seu fundador ficando Colégio Engenheiro Salvador Arena é uma escola particular, porém gratuita, mantida por uma fundação de mesmo nome e permite o ingresso apenas pelo vestibulinho.

Oferece aos seus alunos apenas o ensino médio de muita qualidade, trabalhando o aluno de forma integral. Auxilia seus alunos em tudo que pode para que ele tenha apenas a preocupação de se dedicar aos seus estudos.

Seu exame é um dos que cobra todas as disciplinas acima, mas ainda agrega inglês com o total de 60 questões e ainda a redação, sendo que a redação tem um caráter eliminatório, ou seja, o candidato precisa conseguir pelo menos 50% da nota de redação, caso contrário é eliminado. Sua prova tem duração de 4h30min.

SENAI

SENAI libera 12 cursos online gratuitos e com certificadosO SENAI não apresenta ensino médio, mas traz o ensino técnico de nível médio e os cursos de aprendizagem industrial. Os cursos são gratuitos e acessíveis através de uma prova, geralmente englobada como vestibulinho.

Espalhados por todo o Brasil, investe em jovens especialmente para que ao final dos cursos ingressem nas áreas industriais. Seu exame cobra português, matemática e ciências das naturezas (física, química e biologia). Em geral o exame tem 40 questões e duração de 2h30min.

Outras

Existem ainda espalhadas pelo estado muitas outras escolas como COTUCA/COTIL (Colégios da Unicamp), CTI/CTA/CTIG (Colégios da Unesp), Instituto Embraer além de diversas escolas técnicas municipais.

Cotuca de Portas Abertas | UnicampCOTIL – Curso ACRE – Acreditar e RealizarCTI CTA CTIGInstituto Panoramma

Programas que pode participar

Ismart - YouTube

Além das diversas instituições citadas, existem programas que acabam arcando com o seu ensino médio, como o Ismart e o Gauss. Ao se inscrever e realizar as provas, você se torna apto para participar do grupo de escolas com os quais os programas são associados.

Os projetos Gauss e Semeando o Futuro ainda apoiam candidatos que querem se preparar para os vestibulinhos.

Fundação St. Paul's - Nossos Parceiros

Exames de bolsa são vestibulinho?

Os exames de bolsa não são exatamente vestibulinhos, mas oferecem descontos de 50%, 60% e até 100% em escolas particulares. Em geral, apresentam poucas vagas disponíveis em relação ao vestibulinho, que apresenta mais possibilidades de ingresso. Porém um fato curioso é que ao se preparar para um vestibulinho em geral conseguirá um ótimo resultado em exames de bolsas para escolas que oferecem ensino médio, afinal os conteúdos que eles exigem nos exames são os mesmos dos vestibulinhos.

É necessário participar de um cursinho pré-vestibulinho?

Os conteúdos vistos na prova são geralmente algo simples, já que foram vistos durante o seu ensino fundamental. Contudo, alguns assuntos desses conteúdos podem não ter sido abordados em sua escola, sendo uma ausência importante no seu conhecimento.

Além disso, estudar de forma estruturada e sistemática, aplicando um método para relembrar todo o conteúdo, em geral, é uma ótima oportunidade para os candidatos.

Por isso, você pode participar de um cursinho pré-vestibulinho antes de prestar o vestibulinho em alguma das instituições. Ele lhe prepara de maneira específica para o vestibulinho, estudando os seus principais conteúdos.

Dessa forma, ele acaba sendo fundamental se você busca conquistar a sua aprovação no exame! E muitas vezes te ajudam mostrando como escolher a sua escola e curso.

Devo fazer o vestibulinho?

O vestibulinho de qualquer outra instituição, é uma excelente forma de ingresso no ensino médio, técnico ou integrado. Através dele, tem a chance de garantir a sua vaga em uma instituição gratuita e de qualidade.

Pode verificar facilmente que todas as escolas que citamos acima destacam-se muito em relação a outras escolas gratuitas e até mesmo pagas.

Porém, mesmo tendo um conteúdo simples, ser aprovado no vestibulinho precisa de um grande preparo. Agora que sabe o que é um vestibulinho, busque a melhor forma de se preparar para garantir a sua aprovação! 

Quer receber mais informações como esta? Cadastre-se em nossa newsletter.

Curso Profitec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.