3 motivos para não passar no vestibulinho da ETEC

Três motivos que te fazem não passar no vestibulinho da ETEC

Passar na ETEC ou não passar na ETEC tem tudo a ver com uma das principais questões sobre a mente humana:  a nossa incrível capacidade de fazer objeções.

Como você já deve ter notado, o nosso cérebro é um pouco “preguiçoso” e, por isso, tende a procurar sempre as facilidades e os caminhos de escape. Por esse motivo, muitos estudantes que se propõem a passar na ETEC podem ser prejudicados por alguns empecilhos, que são criados pela sua própria mente para tentar fazê-los parar.

E o pior de tudo é que esses estudantes acabam acreditando que são incapazes de passar no vestibulinho justamente por causa desses entraves.

Neste artigo nós vamos te falar sobre 3 desses empecilhos, e provar de forma simples que eles são apenas coisas criadas pela nossa mente. Preparado para descobrir o tamanho do seu potencial? Então continue lendo!

Motivo 1: A preguiça

Preguiça de estudar

O primeiro e mais comum motivo pelo qual muitas pessoas acham que não conseguem passar na ETEC é a famosa preguiça.

Alguns estudantes dizem que têm preguiça de estudar para o vestibulinho, preguiça de se preparar para a prova de outras formas, etc. Se esse é o seu caso, relembre o que dissemos no início do texto sobre o fato de o nosso cérebro sempre procurar facilidades.

Por sempre tentar procurar a comodidade, a nossa mente tende a “se esconder” do esforço e de situações mais complexas, gerando essa morosidade que conhecemos como preguiça. Ou seja, é tudo normal e natural do nosso organismo, mesmo!

Porém, não é porque isso é natural que você deve aceitar passivamente e se prejudicar nesse processo, concorda?

Separamos algumas posturas que você pode adotar para vencer a preguiça. Leia a seguir!

Use a racionalidade

Use a racionalidade

O fato de sermos racionais é o que nos diferencia dos outros animais existentes no planeta e nos ajuda a rejeitar as emoções que giram em torno da preguiça.

Então, use isso para rastrear saídas plausíveis para o comodismo, focando totalmente nos estudos.

 

Tenha disciplina

De nada irá adiantar usar a racionalidade se você não tiver disciplina para fazer o que tem que ser feito.

Disciplina, foco, persistência para a aprovação

Aliás, é justamente a disciplina que faz você realizar aquilo que tem que ser feito, mesmo que não esteja muito afim. No caso dos estudos para um vestibulinho ETEC, a disciplina pode ser usada para montar, por exemplo, um cronograma de estudos.

E é aí que cursinhos como o Curso Profitec entram. Organizando os cronogramas e estimulando o cérebro dos alunos a trabalhar. Afinal, não é tão fácil tentar vencer a preguiça e, ao mesmo tempo, ter que criar uma rotina de estudos, resoluções de problemas, prática de simulado e outras coisas relacionadas à preparação para o vestibulinho.

Alimente a sua força de vontade

Por fim, um outro detalhe, e esse nenhum curso ou ajuda jamais conseguirá imprimir em você, é a vontade.

Para vencer a preguiça você precisa ter vontade e, a partir disso, usar a sua racionalidade e método disciplinar para levantar e fazer o que tem que ser feito.

Motivo 2: As dificuldades

Ao contrário da preguiça, que é um ponto comum e exatamente igual para todos nós, as dificuldades que algumas pessoas têm de absorver determinados conteúdos são reais e personalizadas, por assim dizer.

Porém, mantenha a calma, pois isso não quer dizer que elas não possam ser vencidas. Muito pelo contrário. Para ilustrar essa situação, podemos citar o exemplo de pessoas que são boas em matemática, enquanto tem dificuldade em português.

Dificuldade nos estudos

Logo, esse indivíduo terá algumas dificuldades em parte do exame e, por causa disso, pode fixar em sua mente que não vai passar na ETEC.

Entretanto, além desse estudante ser bom em uma disciplina importante, ele pode perfeitamente desenvolver-se mais em português desde que tenha a orientação certa, eliminando essa dificuldade.

E sabe qual é o segredo para essa vitória? Isso mesmo, a dedicação à matéria em que se tem dificuldades. Aliás, este é um dos problemas, em geral as pessoas acabam estudando aquilo que gostam e não aquilo que precisam.

Inclusive, aqui vale destacar que ninguém tem dificuldade em todas as disciplinas requeridas em um vestibulinho, mas geralmente em apenas duas ou três.

Estruturar os estudos: a saída para vencer as dificuldades

Nesse ponto queremos repetir o que falamos no tópico anterior sobre a estruturação do estudo.

Isso porque para de fato vencer a dificuldade de entender determinado assunto, você precisa organizar os seus estudos com antecedência.

Planejar os estudos

Vamos usar o exemplo do Curso Profitec, um passo fundamental é o levantamento do que estudar, a seleção de conteúdos teóricos e exercícios semelhantes aos do exame, a preparação de simulados e a confiança de que todo o conteúdo selecionado esteja correto. Este é exatamente o ponto em que os cursos estruturados entram.

Afinal tem muita coisa na internet, mas saber se está certo e dentro do nível exigido pode ser mais complexo do que parece. Inclusive, temos vídeos no nosso canal do YouTube que te ensinam a pautar momentos de estudo corretamente, com levantamentos de conteúdo, programação, etc. E criamos o evento mais completo da internet onde entregamos exatamente isso a quem deseja 

conquistar a sua vaga nos principais vestibulinhos.

Lembre-se que o foco pode destruir qualquer dificuldade que você tenha. Porém, considere se esforçar mais e melhor naquilo em que você encontra problemas.

Motivo 3: Acreditar que é “burro”

A última e mais sem sentido das objeções criadas pelo nosso cérebro, é a crença de que somos “burros”. E isso pode levar muitas pessoas a não acreditarem que possam passar na ETEC.

Burro - Chiquinha - Famosos

Na realidade, não existem condições lógicas de um ser humano, em condições normais, ser considerado burro, e nós vamos explicar porquê.

Antes de tudo, devemos entender o conceito popular da “burrice” que, em resumo, seria a ausência de inteligência ou de capacidade de raciocínio.

Logo, com base nesse conceito, já descartamos isso, porque sabemos que todos os seres humanos são capazes de raciocinar, ou agrupar ideias, mas, então o que seria essa tal burrice que todo mundo tanto fala?

Nós traduzimos o que as pessoas chamam de “burrice” como: a preguiça de pensar e/ou a falta de vontade de desenvolver habilidades.

Como driblar a preguiça de pensar e desenvolver a inteligência?

Por fim, nós queremos dizer a você que, de fato, se você quiser aprender e desenvolver os seus conhecimentos, conseguirá, pois tem inteligência suficiente para isso.

Quer um exemplo? Pense em algo que você é muito bom. Pensou? Pois bem, esse algo em que você pensou agora, foi aprendido e aprimorado por você ao longo de um tempo, certo?

Qualquer atividade que alguém possa fazer bem, como tocar instrumentos musicais, jogar futebol, cantar, dirigir, pilotar, e muitas outras, são frutos de um empenho em aprender algo. Até mesmo aquele jogo de vídeo game que no qual você é ótimo, teve que aprender, não é mesmo. E temos a certeza de que dedicou muito, mas muito mais tempo do que dedica aos seus estudos. Por isso que é tão bom.

E além dos esforços isolados para aprender algo, o desenvolvimento da nossa inteligência passa pela multidisciplinaridade. Afinal, esse entendimento de que não precisamos de determinadas matérias, não é nem um pouco verídico.

Não é porque você não gosta de matemática que não precisa dela. Por outro lado, não é porque a sua praia são as ciências exatas que você não precisa aprender melhor as regras do português.

Além disso, tenha em mente que as provas dos vestibulinhos, como o exame da ETEC, estão cada vez mais valorizando a interpretação de texto e o bom entendimento de várias fontes de conhecimento.

Conclusão

Resumindo tudo o que falamos nesse artigo, queremos te dizer que a chave para vencer a preguiça, as dificuldades e até essa mania de dizer que é “burro”, é a coragem de se desenvolver.

Você é capaz não apenas de passar na ETEC, mas de ir bem mais além do que imagina. E conte com a Profitec para isso sempre que quiser!

Quer receber mais informações como esta? Cadastre-se em nossa newsletter.

Curso Profitec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.