quem pode fazer o exame da ETEC

Quem pode fazer o exame da ETEC?

Com todas as modificações sociais criadas pela pandemia de Covid-19, muitas considerações surgiram em torno das questões relacionadas ao ensino.

Um bom exemplo disso é a alta demanda que as escolas técnicas gratuitas (ETECs) estão tendo. Afinal, muitas pessoas têm visto nos cursos técnicos uma boa oportunidade para aprender uma profissão e fugir da crise financeira.

Porém, uma dúvida comum que surge na mente dessas pessoas é sobre: Quem pode fazer o exame da ETEC? Ou seja, quem pode se candidatar a uma vaga no ensino técnico gratuito.

Se você é uma dessas pessoas, esse artigo é para você. Nele, nós explicaremos para quem o vestibulinho ETEC é indicado e daremos mais algumas informações nesse sentido.

Leia até o final!

Afinal, quem pode fazer o exame da ETEC?

A resposta padrão para essa questão seria que qualquer pessoa pode fazer o exame da ETEC e acessar algum curso técnico interessante. Porém, não é exatamente assim que funciona e nós vamos te explicar porquê.

Na verdade, quem pode prestar o vestibulinho ETEC são as pessoas que estão concluindo o ensino fundamental II, as que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio. O modelo de ensino das ETECs é voltado apenas para as primeiras.

Saiba mais nos tópicos abaixo!

Para quem finalizou o ensino fundamentalJovens

Se você está finalizando o ensino fundamental II, ou seja, está concluindo o chamado 9º ano, pode prestar o vestibulinho e, com muito esforço, entrar em uma ETEC.

No seu caso, você está apto a fazer o ensino médio com itinerário formativo ou o integrado, onde você fará um curso técnico da sua escolha ao mesmo tempo que estuda a grade comum curricular do ensino médio.

A carga horária do curso técnico integrado pode variar dependendo do curso, mas geralmente é equivalente à carga horária do ensino médio regular.

Depois do novo ensino médio essa carga pode ser em um único período ou ainda com cursos integrados com uma carga horária integral. Ou seja, você irá estudar manhã e tarde.

De toda forma, ao concluir o ensino médio integrado ao técnico você terá um diploma que une a certificação do ensino médio e da educação profissional, estando assim pronto a entrar no mercado de trabalho.

Para quem está cursando ou já finalizou o ensino médio

Jovens mais velhos

Você está cursando o ensino médio ou já terminou? Então está entre aqueles que podem fazer o exame da ETEC.

No seu caso você fará o vestibulinho apenas para entrar em um curso técnico da sua escolha, sem o ensino médio.

Se você está no primeiro, segundo ou terceiro ano do EM e já quer iniciar o curso técnico, pode se inscrever em um exame da ETEC. E, neste caso, terá que conciliar os dois cursos.

Mas se você já concluiu o EM e quer fazer um curso técnico subsequente, também é possível. Basta prestar o vestibulinho na área escolhida e se dedicar à aprovação.

A vantagem dessa situação é a possibilidade de se dedicar integralmente ao ensino técnico e aprender uma profissão.

Nessa modalidade, tanto para quem já concluiu o ensino médio quanto para quem ainda está cursando, o curso técnico é totalmente separado do ensino regular, funcionando de fato como um curso profissionalizante.

Mas em todos os casos você terá dois diplomas, um de conclusão do ensino médio, e um de conclusão do ensino técnico.

Por fim, vale lembrar que para ter a qualificação como técnico assegurada, você precisa apresentar o diploma de conclusão do ensino médio em conjunto. Ou seja, para ser chamado de técnico você tem que concluir o EM de um jeito ou de outro.

Qual curso escolher?

Escolha de carreiraAgora que você já sabe quem pode fazer o exame da ETEC e quem não pode fazer a prova, pode estar se perguntando que área escolher.

Essa dúvida é extremamente comum, haja vista a enorme quantidade de cursos oferecidos pelas escolas técnicas gratuitas. Em resumo, o nosso conselho, embasado em mais de 50 anos de experiência no ensino técnico, é o mais clichê possível: escolha algo que você gosta de fazer.

E, por mais “batido” que esse conselho esteja, ele é o mais relevante e atual possível. Afinal, ninguém gosta de perder tempo e você não é uma exceção. Afinal, estudar aquilo que você gosta pode finalmente direcionar a sua vida, abrindo as portas para uma profissão que você vai exercer com muita satisfação.

Por outro lado, se você escolher um curso qualquer apenas para não ficar sem fazer nada ou para suprir as expectativas de terceiros, correrá sérios riscos de se tornar um profissional incompetente e raso.

Existem muitos casos de sucesso de pessoas que não chegaram sequer a fazer um curso superior, seguindo carreira na profissão que aprenderam no curso técnico, tamanha a identificação que angariaram. Sugerimos ainda que entenda melhor as possibilidades de cursos em nosso artigo “Como escolher onde e o que estudar?

Por fim, para lançar luz sobre algumas das opções de hoje em dia, listamos os principais cursos ETEC. Confira:

      • Administração;
      • Agroindústria;
      • Agronegócio;
      • Agropecuária;
      • Alimentos;
      • Automação Industrial;
      • Biblioteconomia;
      • Biotecnologia;
      • Canto;
      • Comércio;
      • Contabilidade;
      • Cozinha e culinária;
    • Dança;
    • Desenho de Construção Civil;
    • Desenvolvimento de sistemas;
    • Edificações;
    • Eletrotécnica;
    • Eletroeletrônica;
    • Enfermagem;
    • Logística;
    • Mecatrônica;
    • Multimídias;
    • Recursos Humanos (RH);
    • Informática;

Entre muitos outros. Vale dizer ainda que muitos desses cursos têm versões que se integram totalmente com o ensino médio, enquanto outros são direcionados apenas a concluintes do EM.

Como funciona o vestibulinho?

ExameAgora que você já sabe quem pode fazer o exame da ETEC, pode estar pairando na sua mente a dúvida sobre como ele funciona. Nós te explicamos!

Cada Escola Técnica tem uma forma de funcionamento específica, o que também vale para os vestibulinhos, que são os exames de acesso a essas instituições.

Contudo, em geral é seguro dizer que o vestibulinho funciona mais ou menos igual ao ENEM ou a outro vestibular convencional.

O candidato entra no site da ETEC em questão, faz a sua inscrição e então aguarda o tempo certo para prestar o exame.

Porém, antes disso o estudante precisa ler o edital do vestibulinho e estudar bem o conteúdo programático, como sempre aconselhamos aqui na Profitec.

Lembre-se que essas são apenas informações gerais sobre os exames dos vestibulinhos. Para ter informações mais específicas e fazer a sua inscrição, acesse os portais oficiais da escola técnica gratuita da sua preferência.

O que pode cair no exame dos vestibulinhos?

As matérias que caem no exame dos vestibulinhos são as mesmas vistas nos ensinos fundamental. Os temas das questões também estão dentro desses conteúdos. E você quer a sua aprovação, não?

Portanto, esteja atento principalmente a estas disciplinas:

      • Matemática;
      • Língua Portuguesa;
      • Ciências Humanas (História e Geografia);
      • Ciências Naturais (Biologia, Física e Química);
      • Alguns processos podem cobrar inglês e redação.

Na sua preparação para o exame da ETEC, conte com a Profitec!

Quer receber mais informações como esta? Cadastre-se em nossa newsletter.

Curso Profitec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.