Você estuda de forma saudável?

Você estuda de uma forma saudável para o vestibulinho da ETEC?

Apesar do vestibulinho da ETEC não ser uma prova tão intensa quanto os vestibulares, ainda assim demanda esforço. O problema disso é que muitas pessoas passam do limite saudável ao se esforçar nos estudos. E a questão não é o ritmo dos estudos, se é lento ou rápido, mas sim o quanto a sua mente é capaz de realizar. Para conseguir adquirir o conhecimento para o vestibulinho, é importante que adote um ritmo que não gere um cansaço enorme. Afinal, com o cansaço, vem a dificuldade de fixar o conhecimento na cabeça e todo o planejamento de estudos vai por água abaixo. Por isso, prossiga com a leitura e veja a forma saudável de estudar!

Por que é importante fazer um planejamento de estudos saudável?

“A questão de um estudo saudável não é o ritmo certo para estudar, mas o ritmo adequado para o seu corpo e mente.” Não é segredo que uma mente descansada trabalha melhor. Estudar para o vestibulinho pode ser um processo estressante, o que exige descanso através de pausas e também de um bom sono. O problema é que nem sempre isso é feito. Planeje os seus estudos O descanso nos estudos ajuda, pois com o cansaço, os neurônios têm mais dificuldade de passar o conteúdo novo para a memória de longo prazo. Com intervalos e pausas, as novas informações são melhor fixadas e sua concentração é retomada. E também não é muito interessante passar longas horas estudando, pois isso gera a fadiga. Imagine como uma maratona: um maratonista tem a mesma eficiência correndo com a mesma intensidade alta todos os dias? Não. Por isso, um cronograma de estudos saudável é aquele em que o ritmo dos estudos obedece aos limites do seu corpo e mente. Ao fazer isso, você garante mais de uma vantagem.

Menos estresse

Estudar para o vestibulinho é estressante, mas é um pouco menos se você:
      • Estudar por menos tempo seguido e mais períodos no dia
      • Ter intervalos curtinhos para descansar
Dessa maneira, o cronograma de estudos diário se torna menos estressante.

Mais descanso

Por meio de um cronograma de estudos saudável, você se sente menos cansado ao final do dia. Isso não ajuda apenas na eficiência para fixar o conteúdo na cabeça, pois também contribui para uma vida mais saudável. A importância do descanso para os estudos

Mais eficiência nos estudos

Com uma mente descansada e menos estressada, os neurônios trabalham melhor e o conteúdo é fixado na memória de longo prazo. Dessa maneira, é mais fácil de saber as respostas durante a prova da ETEC.

5 dicas para estudar de forma saudável para o vestibulinho da ETEC

Agora que percebeu a importância de estudar da maneira saudável, que tal algumas dicas para montar essa rotina benéfica? Veja isso agora!

1. Abra mão das longas rotinas de estudo

Longas horas de estudo por dia é uma péssima ideia – ao final, você está exausto e não consegue estudar no próximo dia. O problema disso é que o estudo deve ser constante e se você não consegue estudar todos os dias, o conteúdo não fixa tão bem. Imagens e gifs de relógio - Gifs e Imagens AnimadasPor isso, aposte em ciclos de estudo menores, algo em torno de 30 e 40 minutos ou até 1 hora mais vezes ao dia. Dessa maneira, você não se sente tão exausto ao final e pode manter essa rotina diariamente. Além disso, mantenha intervalos de 15 a 25 minutos nos ciclos de estudo para descansar a mente. Porém, não aproveite a pausa para ir ao computador jogar – isso é mais estímulo para a sua visão e o cérebro, o que apenas aumenta o cansaço. Ao invés disso, vá ler algo, andar, comer um alimento saudável ou apenas meditar – faça algo relaxante!

2. Faça um planejamento de estudos por dia e por disciplina

Fazer uma programação de estudos por dia e por disciplina é importante para saber o que vai estudar. Isso aumenta o seu foco e diminui bastante as chances de que você estude mais do que deveria e acabe ficando cansado. E como fazer? Primeiramente, você deve realizar um levantamento do que geralmente é cobrado na prova da ETEC. Segundo, você precisa entender quais são as suas maiores dificuldades nas matérias. Dessa maneira, você monta um cronograma que faz sentido, permitindo que estude tudo o que precisa no prazo até a prova.

3. Preze pela qualidade do sono

A qualidade do sono é fundamental para qualquer tarefa, principalmente na preparação para uma prova tão importante. Além de promover o descanso e a recomposição de energia, o sono aumenta o foco e consolida a memória do que acabou de estudar. Menina dorme bem Por isso que é importante ter entre 7 e 8 horas de sono, que deve ser tranquilo para que alcance o sono profundo. Você deve dormir de maneira confortável para alcançar ele, pois é importante para que acorde com disposição pela manhã. O sono é crucial para a sua melhor qualidade de vida e sem ele, não é possível alcançar o resultado que espera na prova.

4. Realize a autoavaliação

A autoavaliação é importante para que tenha uma noção exata de como estão indo os seus estudos. Para fazê-la, basta pegar alguns simulados da ETEC, ou seja, algumas das provas antigas para responder.Estudantes dos Anos Finais realizam simulados É importante que de tempos em tempos, faça alguma prova para avaliar os resultados. Talvez não comece tirando uma nota boa, mas o importante é melhorar a sua avaliação com o tempo.

5. Busque por um bom local de estudos

O local de estudos tem um impacto inimaginável no seu desempenho durante o cronograma. Não é necessário ter um ambiente extremamente tecnológico para ter sucesso: uma mesa, caderno, lápis, caneta e materiais bibliográficos são o suficiente. 3 Formas de Estudar por Várias Horas - wikiHow É importante que o local de estudos seja pacífico e isolado das principais formas de distração: família passando por perto, computadores e celulares, barulho do lado de fora de casa, etc. Tudo que lhe distraia deve ser cessado nesse espaço. Também é essencial que mantenha esse espaço como o seu local de estudos constantemente. Ao acostumar o seu cérebro com ele, fica mais fácil de focar nas tarefas. É como ir pra escola – a sua mente entende que lá o seu foco é estudar!

Conclusão

Estudar de maneira saudável é um processo, independente se feito de forma rápida ou lenta. Você provavelmente vai ter muitas dificuldades no começo, mas a ideia é que a constância permita que tenha mais sucesso lá pra frente. A evolução nos estudos para o vestibulinho da ETEC não ocorre de um dia para o outro. Mantendo a constância, a evolução ocorre gradualmente e, no longo prazo, você consegue ter sucesso! E com certeza alcançará a escola de qualidade que deseja.

Quer receber mais informações como esta? Cadastre-se em nossa newsletter.

Curso Profitec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.