5 Dúvidas que você tem sobre as ETECs

Vestibulinho | 5 Dúvidas que você tem sobre as ETECs

Muito bom - Curso Profitec

Escola Técnica Estadual é um programa de formação mantido pelo Governo do Estado de São Paulo. Apesar de ter mais de 220 escolas e mais de 228 mil alunos matriculados, ainda existem muitas dúvidas sobre as ETECs. 

As ETECs oferecem cursos de nível médio, integrado e técnicos em todas as suas escolas espalhadas por São Paulo. Por sua excelente qualidade, o vestibulinho ETEC é bastante disputado, sendo a única forma de ingresso nela.

Então, prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre as escolas técnicas estaduais de São Paulo!

✔Primeira dúvida: tem muitos cursos na ETEC?

Sim, há uma enorme variedade de cursos na ETEC, sendo possível encontrar mais de 180 cursos nas áreas de:

    • Indústria
    • Serviços
    • Agronomia
    • Artes
    • Segurança
    • Eletromecânica
    • Edificações
    • Administração
    • Telecomunicações
    • Eletrônica
    • Mineração
    • Agropecuária
    • Meio ambiente
    • E muitos outros
Escola Técnica Estaduual

E possível encontrar todas as áreas em nosso artigo: Como escolher onde e o que estudar?

E qual curso fazer?

5 Dúvidas que você tem sobre as ETECs

É importante que preste o vestibulinho ETEC para entrar num curso que gosta, pois isso aumenta a sua motivação. A motivação é importante não só para entrar, mas também para que tenha um bom desempenho acadêmico durante o seu tempo na escola.

E como escolher? Primeiro, veja quais áreas geram mais identificação com você. Segundo, avalie o mercado de trabalho, mas cuidado para não pensar apenas no aspecto financeiro. Por fim, converse com os profissionais da área!

✔ Segunda dúvida: é possível fazer mais de uma ETEC?

Todas as mais de 220 ETECs são gerenciadas pelo Centro Paula Souza, que realiza um único processo de seleção para as unidades. Resumindo, há um vestibulinho único para o ingresso, que é realizado no mesmo dia e na mesma hora para todas.

Nesse cenário, é possível se candidatar para mais de uma unidade? Bem, isso depende do modelo que vai permanecer no vestibulinho. O modelo tradicional, praticado antes da pandemia, era de que só podia se candidatar para 1 ETEC e um único curso nela.

A partir de 2020, ficou possível se candidatar para mais de 1 ETEC e mais de um curso, num modelo similar ao SISU. Era necessário apenas pagar por cada inscrição, mas você podia ingressar em diferentes opções a partir de sua nota.

Dessa forma, tudo depende de qual modelo vai se manter para o ingresso nas ETECs!

 

✔ Terceira dúvida: as ETECs são boas?

As escolas estaduais técnicas apresentam uma excelente infraestrutura, ótimos professores e também excepcionais alunos. Isso acaba mantendo uma qualidade constante nas unidades com o passar dos anos.

As ETECS são instituições de ensino conceituadas no mercado de trabalho, visto que é necessário passar por um processo seletivo para entrar nelas. Com os seus cursos técnicos, promovem profissionais capacitados para os cargos de trabalho.

enem

Dessa maneira, é uma das principais opções de vestibulinho praticadas no Brasil, sendo então uma das mais disputadas. Para conseguir a aprovação, é importante que tenha um desempenho tão bom quanto a escola. Além disso, se destacam e muito no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) por exemplo.

Qual é o melhor momento de entrar numa ETEC?

Se você está no nono ano do ensino fundamental ou no primeiro do ensino médio, é interessante se candidatar para uma ETEC. Dessa forma, você combina a parte teórica do ensino médio e a prática da ETEC.

Isso vai ser importante mais na frente para tomar uma decisão quanto ao seu ensino superior: o curso técnico lhe ajuda a decidir qual é sua área. Além disso, ele vai lhe inserir no mercado de trabalho, permitindo que trabalhe enquanto está no ensino superior.

✔ Quarta dúvida: as ETECs são de período integral?

Bem, isso depende do tipo de curso que vai escolher após realizar a prova da ETEC. Nas Escolas Técnicas Estaduais, você encontra dois tipos de curso:

  • Ensino médio com habilitação profissional, que agrega o ensino médio e o técnico num único curso
  • Ensino técnico, que não traz o ensino médio em seu período, apenas o ensino profissionalizante

O primeiro tipo oferece a opção de meio período ou período integral, podendo cursar em um único turno ou em dois. Já o segundo tipo oferece apenas o meio período, sendo realizado num único turno.

Dessa forma, se a ETEC vai ser integral ou não, depende da sua escolha de curso na instituição!

O que diferencia o ensino integral do meio período?

No ensino integral o aluno terá as disciplinas distribuídas nos horários ao longo da manhã e da tarde, sendo que podem ser disciplinas do Ensino Médio Tradicional ou do curso técnico. Já nos curso chamados de meio período o aluno terá as aulas apenas pela manhã, tarde ou noite. Contudo não confunda curso integrado com período integral, afinal é possível que o curso seja integrado (Ensino Médio + Ensino Técnico) e também em meio peíodo.

✔ Quinta dúvida: como entrar em uma ETEC?

A única forma de ingresso é através do vestibulinho da ETEC, que é realizado duas vezes ao ano: uma na metade e outra no final. Em 2020, houve um modelo que avaliava o desempenho do aluno pelo histórico escolar, mas este modelo já foi abandonado e não é nem um pouco provável que ele seja utilizado novamente. Sendo assim, a forma de ingresso voltou a ser pelo tradicional exame.

Dessa forma, você tem dois momentos para tentar o ingresso. Para os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, ou que já o concluíram, é possível tentar o vestibulinho do meio ou do final do ano.

Já para os alunos do nono ano do fundamental ou primeiro do ensino médio, a melhor opção é tentar o vestibular do final de ano. De qualquer maneira, é importante que se prepare e monte um planejamento de estudos até o dia da prova.

Tem mais dúvidas sobre as ETECs?

“As Escolas Técnicas Estaduais não são bem conceituadas à toa – apresentam qualidade em todos os seus aspectos.”

Agora você sabe mais sobre as ETECs: como elas funcionam, qual é o seu nível de qualidade, o que oferecem e como entrar. Sabendo disso, é momento de começar o preparo para o dia da prova.

Apesar de não ser um vestibular, as ETECs têm um certo nível de dificuldade. Tendo todas as suas dúvidas sobre as ETECs respondidas, comece agora a estudar para o grande dia!

Quer receber mais informações como esta? Cadastre-se em nossa newsletter.

Curso Profitec

4 Replies to “Vestibulinho | 5 Dúvidas que você tem sobre as ETECs”

  1. Tenho duas duvidas
    A 1° é, quero fazer curso integrado de artes, eu irei fazer a prova normal sem alteração independente que irei fazer um curso de artes? Por exemplo irei fazer a prova comum com todas as materias comuns?

    2° Duvida, irei fazer a prova da Etec para entrar no 1 ano do ensino médio da Etec, então terei que agendar para fazer a prova no final do 9° ano ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.