Sem estudar, as dificuldades para passar no vestibulinho e entrar na ETEC serão maiores. Por isso, o candidato deve se organizar bem para enfrentar a prova e tentar obter uma boa colocação. É como fazer um vestibular ou os exames do ENEM, mas o objetivo é entrar na Escola Técnica.
Se você estiver fazendo o vestibulinho pela primeira vez, é natural que sinta ainda mais medo e insegurança. Porém, o autocontrole e a disciplina com os estudos devem prevalecer.
Que tal umas dicas? Saiba mais sobre como se preparar para entrar na ETEC!
O que se exige dos candidatos ao Vestibulinho da ETEC?
Além de todo o conteúdo associado às disciplinas do Ensino Fundamental, o vestibulinho exige dos estudantes algumas qualidades. Em relação às disciplinas, temos: Português, Matemática, Física, Química, Geografia, História e Biologia.
Em relação às qualidades pessoais do candidato, a Escola Técnica valoriza:
- os conhecimentos gerais que foram desenvolvidos no decurso do Ensino Fundamental;
- a interpretação de textos e imagens diversas;
- uma compreensão satisfatória da realidade e a capacidade de encontrar soluções para situações diferentes;
- a identificação entre diferentes formas de linguagem;
- a análise crítica dos argumentos desenvolvidos nas questões propostas;
- a capacidade de raciocinar com rapidez;
- um vocabulário abrangente.
Como estudar da forma certa para entrar na ETEC?
Cada estudante pode definir a melhor maneira de estudar, mas é fundamental que ele programe um plano de estudos eficiente, que contemple o que a ETEC efetivamente exige dos candidatos durante a prova.
É fundamental compreender que estudar da forma certa envolve também saber administrar o tempo. Lembre-se de que você terá um tempo específico para resolver as questões no dia do exame. Não adianta deixar para estudar de última hora, pois sua produtividade nunca será a mesma se você já estiver se preparando com antecedência.
Por isso, vale a pena fazer um cursinho e se dedicar aos estudos em casa também, complementando o que aprendeu durante as aulas.
Desenvolva uma rotina saudável de estudos, alimente-se bem, defina um horário para começar e terminar e procure tempo para descansar. Assim, não se sentirá sobrecarregado, nem dominado pela tensão.
Você deve escolher um local tranquilo para o seu estudo diário. Siga uma metodologia que seja compatível com seu perfil, respeite suas limitações e saiba tirar proveito de suas habilidades. Evite perder tempo com assuntos que não vão cair no exame. A tendência é que você acabe ficando indisposto em relação aos assuntos que efetivamente importam. É importante ser objetivo.
Você sempre terá tempo para aprender assuntos diferentes. Mas quando se trata de passar na prova da ETEC, o ideal é focar naquilo que será (ou poderá ser) cobrado.
Quanto mais nervoso e ansioso você ficar, mais difícil será entrar na ETEC. Considere o estudo diário como uma prática positiva e tente sentir mais prazer nessa atividade.
Quais as vantagens em se preparar para entrar na ETEC?
Estudar da forma certa, preparando-se para o desafio, é a maneira mais confiável que o candidato tem para obter sucesso e conseguir sua aprovação na ETEC.
Veja os benefícios de se preparar:
- será mais fácil aproveitar melhor o tempo disponível para estudar;
- a rotina de estudos renderá mais e, consequentemente, você assimilará mais conteúdo satisfatoriamente;
- é possível ainda que tenha domínio de assuntos que os concorrentes não conhecem;
- você diminui as possibilidades de desenvolver conflitos psicológicos;
- sua confiança na hora de realizar a prova será maior.
Entrar na ETEC não é tão simples. Mas também não precisa ser tão complicado quanto você imagina. O segredo é se preparar para o vestibulinho do melhor modo possível.
Que tal dividir este post com seus colegas e amigos? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais! Outros estudantes também podem precisar de uma boa orientação.