técnico em informática

Conheça o trabalho de um técnico em informática

técnico em informática
técnico em informática

Em uma sociedade cada vez mais computadorizada e digitalizada, o trabalho de um técnico em informática é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção das máquinas, sistemas e programas que impulsionam o progresso.

Se você pretende ingressar em uma escola técnica nessa área, mas ainda tem dúvidas sobre os detalhes do curso, este artigo pode ser muito útil. Vale a pena continuar a leitura!

Entenda o que faz um técnico em informática

O técnico em informática é o profissional responsável por desenvolver, instalar e monitorar programas de computação, fazer a manutenção dos computadores e demais equipamentos além de gerenciar dados.

Para isso, o processo de formação capacitará os alunos para interpretar especificações técnicas, analisar as demandas da empresa e do ambiente, dominar a linguagem de programação computacional, entre outras competências.

Dessa forma, considerando-se as exigências da sociedade atual, cada vez mais conectada, as oportunidades no mercado de trabalho para o técnico em informática são variadas.

Conheça as oportunidades do mercado de trabalho

A atuação do técnico em informática é imprescindível para o funcionamento das organizações públicas, privadas e do terceiro setor — as ONGs, fazendo com que o mercado ofereça um grande número de postos de trabalho.

Alguns setores, tais como Marketing, Logística e Gestão Empresarial são ainda mais interessados na presença qualificada desse profissional, devido à grande dependência dos processos e dispositivos digitais na rotina dessas áreas.

Para se destacar e consolidar uma carreira de sucesso, é preciso considerar as possibilidades de continuidade dos estudos, seja no ensino superior ou nos cursos de especialização depois de formado.

Considere as possibilidades de graduação e pós-graduação

Depois de concluir o curso técnico em informática, quem deseja ampliar os horizontes profissionais e buscar uma colocação melhor no mercado de trabalho tem várias opções na graduação.

As principais áreas são tecnologia da informação, engenharia da computação, ciência da computação e engenharia de telecomunicações, entre outras. Com o diploma do ensino superior nas mãos, é hora de avançar ainda mais na capacitação técnica e teórica, buscando a complementação dos conhecimentos no campo da pós-graduação.

As possibilidades de especialização incluem cursos na modalidade lato sensu ou stricto sensu, com foco em web design, computação gráfica, operação de computadores, manutenção de computadores e programação web, apenas para citar alguns.

Finalizando nosso artigo, vale lembrar que o conhecimento do idioma inglês é muito importante para o técnico em informática, uma vez que a globalização e a presença de tecnologia estrangeira são fortes nesse setor.

Agora que você já sabe o que faz esse profissional, acesse nosso site para conferir onde estudar em São Bernardo do Campo ou São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.