Escolher qual curso fazer nunca foi uma tarefa fácil, seja para quem vai começar o ensino médio ou para quem procura uma vaga no ensino superior. Dúvidas sobre o mercado de trabalho, pressão da família e ansiedade quanto ao futuro, tudo isso pesa na hora de decidir.
Por isso, selecionamos 5 dicas para ajudar você a tomar essa decisão com mais tranquilidade e segurança. Confira!
1. Busque informações sobre a carreira
O primeiro passo para escolher qual curso fazer é reunir todas as informações possíveis sobre a área de estudo e a profissão de interesse.
Para isso, você pode conversar com profissionais já formados e com os professores dos cursos, fazer pesquisas na internet sobre a atuação no mercado, investigar as matérias que serão estudadas em sala de aula e fazer visitas aos locais de trabalho para conhecer os detalhes da rotina.
2. Realize a escolha pensando em você
A preocupação dos pais ou o cuidado dos amigos pode fazer com que eles deem orientações mais insistentes sobre como escolher qual curso fazer, passando um pouco dos limites que respeitam a individualidade de cada pessoa.
Por isso, você deve lembrar que a decisão final cabe somente a você. Seja consciente das suas qualidades e confie no que a sua percepção sobre si e sobre o mundo tem a dizer.
3. Procure especialistas em orientação vocacional
Por outro lado, vale a pena procurar a ajuda de um especialista em orientação vocacional. Existem escolas que já oferecem esse serviço aos alunos, incluindo os testes vocacionais.
Com uma visão baseada em questões técnicas e teóricas, esse profissional é capaz de ajudar você a delimitar os critérios necessários para agir bem ao escolher qual curso fazer.
4. Tenha calma ao escolher qual curso fazer
A escolha de uma profissão não deve ser feita às pressas, como se houvesse apenas uma chance de acertar e se tornar um profissional de sucesso.
Para escolher qual curso fazer e ter mais chances de se satisfazer ao longo da trajetória profissional, é fundamental ter calma e exercitar a paciência — respeite seu próprio tempo e tome a suas decisões sem qualquer tipo de pressão.
5. Não pense apenas no salário
É claro que o retorno financeiro é importante quando se trata da carreira, afinal é preciso pagar contas, certo? No entanto, pensar apenas no salário pode ser um grande erro, pois a vida não é feita só de trabalho ou dinheiro.
Se você tiver como prioridade a escolha da profissão que te permita fazer o que gosta, você se tornará um profissional diferenciado e, consequentemente, as oportunidades com bons salários virão.
Chegando ao final das nossas dicas para escolher qual curso fazer, é importante lembrar que sempre é possível recomeçar. Mesmo que você já tenha definido que carreira seguir, vale a pena rever os sonhos e objetivos e, ao menor sinal de insatisfação, voltar ao início da caminhada.
Gostou deste artigo? Quer conferir outras informações sobre o universo dos estudos? Então curta a página da Profitec no Facebook!