Como escolher onde e o que estudar?

   Olá, internauta! Já apresentamos em outros momentos as vantagens em se estudar numa Escola Técnica gratuita, e acreditamos que, se você está lendo este texto, é porque acredita na qualidade superior dessas escolas e tem interesse em usufruir dessa qualidade. A pergunta que surge então é:

Qual escola e curso técnico devo escolher?

   Bem, a primeira coisa de que precisa estar ciente é que a grande maioria das Escolas Técnicas gratuitas hoje em dia oferece duas opções de curso:

   1) Se você está concluindo o Ensino Fundamental II (ou seja, está cursando o 9º ano), só tem a possibilidade de se candidatar para um curso com a denominação de Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio (que passaremos a chamar apenas de Integrado daqui para frente). Isso significa que você ingressará na Escola Técnica gratuita e, desde o 1º ano, cursará o Ensino Médio tradicional (EM) juntamente com o curso técnico escolhido; e ao final de 3 anos, se não tiver reprovações, sairá com o diploma do EM e a Certificação de Técnico na área escolhida.

   2) Agora, se você já está no Ensino Médio ou já o concluiu, pode se candidatar ao Ensino Técnico modular (que chamaremos de Ensino Técnico mesmo); em outras palavras, ingressará na Escola Técnica gratuita e lá cursará apenas o curso técnico escolhido, de um ano e meio a dois anos, dependendo do curso. Deve ficar claro que, diferente do curso integrado, você sairá apenas com a Certificação Técnica e, para que você seja considerado um Técnico qualificado, será necessário que tenha concluído o EM em outra escola, pois essa certificação exige que a pessoa possua o Ensino Médio completo, como ocorre na opção integrada.

   A segunda coisa que você precisa saber é que existem mais de 130 Cursos Técnicos que pode escolher, espalhados nas Escolas Técnicas Estaduais(ETECs),Escolas Técnicas Federais(IFSPs) e Escolas Técnicas Particulares gratuitas (LAO-SP e Termomecanica e SENAIs). Alguns cursos existem apenas como Ensino Técnico e alguns existem como Integrado. Mas o que queremos deixar claro aqui é que opções não faltam, e certamente você encontrará uma que o atraia.

   Para ajudá-lo em sua escolha, usaremos a separação em 12 grandes áreas feita pelas ETECs (rede que mais oferece Cursos Técnicos gratuitos). São elas as áreas de: Ambiente e SaúdeControle e Processos IndustriaisDesenvolvimento Educacional e SocialGestão e NegóciosInformação e ComunicaçãoInfraestruturaProdução AlimentíciaProdução Cultural e DesignProdução IndustrialRecursos NaturaisSegurançaTurismo, Hospitalidade e Lazer.

   Não se esqueça que, ao escolher uma escola e um curso, estará escolhendo, muito possivelmente, uma carreira. Claro que ainda terá possibilidade de escolher outro caminho quando chegar ao ensino superior, mas a grande maioria das pessoas que se forma em um curso técnico continua na mesma área de formação.

   Existem duas formas, mais comuns, de escolher o seu curso: 

A) Definir uma escola em que você gostaria de estudar (essa escolha em geral acontece por proximidade à sua residência, indicação ou pela classificação da escola no ENEM); após a escolha da escola, você seleciona o curso dessa escola com que você mais se identifica;

B) Escolher uma ou duas das grandes áreas citadas acima em que tenha algum interesse; depois selecione 4 a 5 cursos dessas áreas (pelo nome mesmo) e pesquise mais a fundo esses cursos para identificar aqueles que são mais “a sua cara”; feito isso, escolha dois ou três cursos com os quais mais se identifica e então localize as escolas que oferecem esses cursos.

   A nossa recomendação é que, sempre que possível, utilize a segunda forma de escolha, pois em geral ela lhe dá mais liberdade de escolha e fará com que você frequente o curso “mais feliz”, uma vez que (sempre é bom lembrar!) cursará de um ano e meio a dois anos (no caso do Ensino Técnico) e três anos (no caso do curso Integrado) a formação escolhida e não será possível trocar de curso após a escolha.

   Nos próximos 5 artigos escrevemos sobre cada uma das grandes áreas aqui definidas e especificaremos quais os cursos que estão incluídos em cada uma delas. Veja o primeiro clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.