Controle e Processos Industriais e Produção Industrial

   Este é o terceiro de uma sequência de 6 artigos, comentando cada uma das 12 grandes áreas a que nos referimos no artigo “Como escolher onde e o que estudar” (1º). A ideia aqui é ajudar os jovens que irão escolher os cursos de ingresso, para que consigam optar por carreiras mais alinhadas com suas aptidões e desejos.

   Já passamos pelas áreas de Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Alimentícia e Segurança. Neste artigo abordaremos a área de Controle e Processos Industriais e Produção Industrial.

 • A área de Controle e Processos Industriais abrange os seguintes cursos técnicos:

       » Automação Industrial
       » Automação Industrial                      integrado ao EM
       » Bioquímica
       » Eletroeletrônica
       » Eletromecânica
       » Eletrônica
       » Eletrônica integrado ao EM
       » Eletrotécnica integrado ao EM

       » Fabricação Mecânica
       » Instrumentação
       » Manutenção Automotiva
» Mecânica
» Mecânica integrado ao EM
» Mecatrônica
» Mecatrônica integrado ao EM
» Metalurgia (Produção de Peças              Metálicas)
» Metalurgia (Siderurgia)
» Plástico
» Projetos Mecânicos
» Química
» Química integrado ao EM
» Refrigeração e Climatização




 

 

 

 

 


   Como o próprio nome sugere, esta área está intimamente ligada à indústria. Entre os cursos, vale pesquisar as pequenas diferenças, pois muitos têm atividades correlatas, como, por exemplo, Mecânica e Mecatrônica. Os alunos desta área podem seguir carreira, entre outras, em diversas Engenharias. Embora a atuação seja predominantemente no setor industrial, em fábricas de produção industrial, os profissionais formados podem atuar também no setor de serviços, tanto no segmento público quanto no privado.

 

    • A área de Produção Industrial abrange os seguintes cursos técnicos:

         » Açúcar e Álcool
         » Calçados
         » Celulose e Papel
         » Curtimento 
» Móveis
» Produção de moda
» Têxtil
» Vestuário

 

 


   Um pouco diferente da área anterior, os cursos de Produção Industrial não focam tanto nos equipamentos e processos de produção, e sim nos procedimentos da produção em si. Assim, uma indústria de roupas, por exemplo, deverá contar com técnicos em Mecatrônica, Automação Industrial, entre outros, para cuidar das linhas de produção, dos processos produtivos, e também deverá contar com um técnico têxtil, que estará mais ligado ao produto, pensando no que produzir, nos materiais para a produção e na qualidade dos produtos.

                     

   A Produção Industrial, portanto, também está ligada à indústria, mas com um enfoque um pouco diferente da área de Controle e Processos Industriais. Os alunos desses cursos podem seguir carreira como Engenheiros de Energia, Papel e Celulose, Produção, entre outras. A área de atuação é um pouco mais restrita, por cuidarem de processos específicos de produção; em compensação, as opções são em grandes conglomerados produtivos, como combustíveis, papéis, vestimentas, entre outras, tanto no segmento público quanto no privado.

   No próximo artigo abordamos as áreas de Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design.

   Aproveite e pesquise mais no site do Curso Profitec e também nos sites dos vestibulinhos das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais)IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)LAO-SP (Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo)Colégio Termomecanica e SENAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.