Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Alimentícia e Segurança

   Este é o segundo de uma sequência de 6 artigos, comentando cada uma das 12 grandes áreas a que nos referimos no artigo “Como escolher onde e o que estudar” (1º). A ideia aqui é ajudar os jovens que irão escolher os cursos de ingresso, para que consigam optar por carreiras mais alinhadas com suas aptidões e desejos.   Neste artigo abordaremos as áreas de Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Alimentícia e Segurança.

 


 

• A área de Ambiente e Saúde abrange os seguintes cursos técnicos:

       » Agente Comunitário de                                                 Saúde
       » Biotecnologia
       » Cuidados de Idosos
       » Enfermagem
       » Farmácia
       » Meio Ambiente + EM
» Meio Ambiente
» Nutrição e Dietética
» Nutrição e Dietética + EM
» Órteses e Próteses
» Prótese Dentária
» Saúde Bucal
» Controle Ambiental

 




   Esta é uma área diretamente ligada ao bem-estar físico das pessoas, cuidando de tudo que possa afetar a saúde ou o meio ambiente e resulte em problemas para a vida social.
Os cursos são mais indicados                               para os jovens que querem atuar na área da saúde ou proativamente no meio ambiente e que, na sequência dos estudos, optem possivelmente pelas carreiras de Ciências, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Medicina, Engenharia Ambiental, Assistência Social, entre outras. A área de atuação está ligada a hospitais, clínicas de saúde, indústrias farmacêuticas e de saúde, no setor público ou em empresas privadas.

    • A área de Desenvolvimento Educacional e Social abrange os seguintes cursos técnicos:

 

       » Biblioteca
       » Orientação Comunitária

   Mais ligada a humanas, esta área trabalha na organização, desenvolvimento, planejamento e orientação de espaços educacionais e/ou sociais. Os alunos desses cursos podem seguir na carreira de Biblioteconomia, Assistência Social, entre outras. Sua atuação passa por bibliotecas, espaços culturais, acervos digitais, espaços comunitários, podendo ser públicos ou privados, e ainda pelo terceiro setor (ONGs, associações e/ou projetos sociais).

    • A área de Produção Alimentícia abrange os seguintes cursos técnicos:


       » Agroindústria
       » Alimentos
       » Alimentos integrado ao EM

   Quem se forma nesta área está focado em como alimentar a população mundial, empregando novas tecnologias e entendendo como conseguir maior eficiência na produção ou consumo de alimentos. Os formados nesses cursos podem seguir a carreira de Engenharia de Alimentos, Ciências Agrárias, entre outras. A atuação desses profissionais pode ser em indústrias alimentícias, produtores de alimentos ou redes de comércio, preocupando-se desde a produção até a conservação dos alimentos.

    • A área de Segurança abrange os seguintes cursos técnicos:

 

       » Segurança do Trabalho
       » Segurança do Trabalho integrado ao EM

   Esta área trabalha com avaliação, educação e prevenção de riscos relacionados à atuação laboral, diretamente ligada à vida cotidiana, sempre buscando formas de diminuir as possibilidades de acidentes de trabalho. Os alunos desses cursos podem seguir a carreira de Engenharia de Segurança, entre outras. Sua atuação passa por empresas públicas e privadas dos setores industrial, comercial e de serviços.

   No próximo artigo abordamos as áreas de Controle e Processos Industriais e Produção Industrial.

    Aproveite e pesquise mais no site do Curso Profitec e também nos sites dos vestibulinhos das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais)IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)LAO-SP (Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo)Colégio Termomecanica e SENAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.