O que é o vestibulinho?

O termo “vestibulinho” vem de uma analogia com “vestibular”.

Refere-se a um exame de seleção de candidatos para vagas em escolas que oferecem o Ensino Médio e/ou Ensino Técnico de nível Médio.

Os vestibulinhos mais comuns são os que selecionam candidatos para as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO – SP) e Colégio Termomecanica (TM).

Cada uma dessas escolas é responsável pelo seu processo de seleção, assim cada vestibulinho apresenta características específicas. Variam de 50 a 60 questões de múltipla escolha, podem ou não exigir Redação e Inglês, podem ser mais objetivos ou interpretativos. Dessa forma, é interessante conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

A seguir, vamos apresentar uma visão geral de cada um dos vestibulinhos e quando costumam ocorrer.

Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)

Os exames das ETECs costumam exigir muita leitura e interpretação, além do domínio de conhecimentos específicos. As ETECs realizam dois vestibulinhos por ano:

  • Vestibulinho do 1º semestre (geralmente junho): para candidatos que concluíram o Ensino Médio (EM) ou estão matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio e desejam ingressar no Ensino Técnico;
  • Vestibulinho do 2º semestre (geralmente dezembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e desejam ingressar no Ensino Médio e/ou Ensino Médio integrado ao Técnico; ou candidatos que estão matriculados no Ensino Médio (EM) ou já o concluíram e desejam ingressar no Ensino Técnico.

Quantidade de Questões: 50

Estilo: Temático e interdisciplinar, com questões interpretativas e objetivas.

Tempo para a realização do exame: 4h

Áreas do conhecimento exigidas*: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, do 6º. ao 9º. ano do EF.

* São exigidos conhecimentos até o 9º ano do EF para quem presta o exame para o Ensino Médio integrado ao Técnico, e conhecimentos até a 1ª. série do EM para quem presta o exame para o Ensino Técnico.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SãoPaulo (IFSP)

Os exames do IFSP costumam exigir leitura e interpretação, além do domínio de conhecimentos específicos. O IFSP realiza dois vestibulinhos por ano:

  • Vestibulinho do 1º semestre (geralmente junho): para candidatos que concluíram o Ensino Médio (EM) ou estão matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio e desejam ingressar no Ensino Técnico;
  • Vestibulinho do 2º semestre (geralmente dezembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e desejam ingressar no Ensino Médio integrado ao Técnico; ou candidatos que estão matriculados no Ensino Médio ou já o concluíram e desejam ingressar no Ensino Técnico.

Quantidade de Questões: 50

Estilo: Questões interpretativas e objetivas.

Tempo para a realização do exame: 4h

Áreas do conhecimento exigidas*: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

* São exigidos conhecimentos até o 9º ano do EF para quem presta o exame para o Ensino Médio integrado ao Técnico, e conhecimentos até a 1ª. série do EM para quem presta o exame para o Ensino Técnico (nesse caso, abrange Literatura).

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Os exames das escolas do SENAI costumam ser mais objetivos e exigir domínio de conhecimentos específicos. O SENAI realiza quatro vestibulinhos por ano:

  • Vestibulinho do 1º semestre para Cursos Técnicos (geralmente maio): para candidatos que concluíram o Ensino Médio (EM) ou estão matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio;
  • Vestibulinho do 2º semestre para Cursos Técnicos (geralmente novembro): para candidatos que estão matriculados no Ensino Médio (EM) ou já o concluíram;
  • Vestibulinho do 1º semestre para Cursos de Aprendizagem Industrial (geralmente junho): para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental (EF) e têm entre 14 anos e idade que lhes permita concluir o curso antes dos 18 anos (exceção feita a alguns cursos);
  • Vestibulinho do 2º semestre para Cursos de Aprendizagem Industrial (geralmente novembro): para candidatos que estão no 9º. ano do Ensino Fundamental (EF) ou já o concluíram e têm entre 14 anos e idade que lhes permita concluir o curso antes dos 18 anos (exceção feita a alguns cursos).

Quantidade de Questões: 60

Estilo: Questões objetivas.

Tempo para a realização do exame: 2h30min

Áreas do conhecimento exigidas*: Português, Matemática e Ciências (Física, Química e Biologia).

* No exame para os Cursos de Aprendizagem Industrial, são exigidos conhecimentos até o 9º ano do EF; no exame para os Cursos Técnicos, são exigidos  conhecimentos até a 1ª. série do EM, incluindo Literatura.
  

Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO – SP)

Os exames do LAO – SP costumam ser mais objetivos e exigir domínio de conhecimentos específicos. O LAO realiza apenas um vestibulinho por ano:

  • Vestibulinho no 2º semestre (geralmente novembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental e desejam ingressar no Ensino Médio integrado ao Técnico.

Quantidade de Questões: 60

Estilo: Questões interpretativas e objetivas.

Tempo para a realização do exame: 4h

Áreas do conhecimento exigidas: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, do 6º. ao 9º. ano do EF.

Colégio Termomecanica (TM)

Os exames do Colégio Termomecanica costumam ser mais objetivos e exigir domínio de conhecimentos específicos. O Colégio Termomecanica realiza apenas um vestibulinho por ano:

  • Vestibulinho no 2º semestre (geralmente novembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental (EF), sem nenhuma reprovação, e desejam ingressar no Ensino Médio.

Quantidade de Questões: 60

Estilo: Questões interpretativas e objetivas.

Tempo para a realização do exame: 4h30min

Áreas do conhecimento exigidas: Português, Redação, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, do 6º. ao 9º. ano do EF.


Curso Profitec

Curso Profitec prepara alunos que querem ser aprovados nas Escolas Técnicas gratuitas desde 1970, é especialista nos vestibulinhos e domina o que faz, aqui o aluno revê o que aprendeu e aprende o que nunca viu, por isso é aprovado!

O nosso curso não é gratuito, mas colocando na ponta do lápis vale muito, pois o valor de nosso curso não chega nem perto da mensalidade de uma boa escola particular e a economia futura será de três anos. Trabalhamos com descontos para matrículas antecipadas, venha conhecer uma de nossas unidades, certamente chegaremos a uma boa proposta para você e para o seu filho. Pergunte também sobre o sistema de Bolsas Sociais.

One Reply to “O que é o vestibulinho?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.