O ENEM e as Escolas Técnicas gratuitas

ENEM 2015  Já discutimos, no artigo “Como estão classificadas as Escolas Técnicas gratuitas no ENEM 2014?”, a classificação das Escolas Técnicas gratuitas no ENEM, um assunto recorrente, pois o Exame Nacional do Ensino Médio tem ganhado cada dia mais força no Brasil. Isso se deve ao fato de hoje ele ser a porta de entrada para diferentes universidades pelo país, quer seja como modo de seleção principal, quer seja como complemento na nota do vestibular. ENEM também acaba, popularmente, sendo usado como um indicador da qualidade das escolas de Ensino Médio (E.M.).

  Não cabe aqui discutirmos se o resultado desse exame deve ou não ser usado como ranking de classificação das escolas, pois a interpretação dos resultados no ENEM é bem complexa, desde o número de alunos em cada escola, passando pelo tempo em que o aluno realmente ficou no E.M. na escola, até sobre as notas de qual área do conhecimento foi usada na classificação. Agora, é inegável que as escolas que estão mais no topo da lista são reconhecidas como de excelência pela população.

  Outro fato é que, se verificarmos as listas passadas do ENEM, sempre encontraremos as Escolas Técnicas gratuitas despontando entre as primeiras da lista, e na divulgação dos resultados do ENEM em 2016, realizado em 2015, não foi diferente. Quando olhamos para a lista da Grande São Paulo (que tem cerca de 1.000 escolas entre públicas e privadas classificadas), entre as 250 mais bem classificadas, 31 são Escolas Técnicas gratuitas; se olharmos para essa mesma lista considerando apenas as escolas públicas ou gratuitas, entre as 50 melhores, 46 são Escolas Técnicas, ou seja, como também já ressaltamos no artigo “Por que fazer o Ensino Médio em uma Escola Técnica gratuita?”, fazer o Ensino Médio em uma dessas escolas é uma opção realmente sensacional. Você já pensou nisso? 

 30 melhores escolas gratuitas da Grande São Paulo

Quando estudo em uma Escola Técnica gratuita ainda posso usar o sistema de cotas das Universidades?

Caminho para a Universidade  Esse é outro dos benefícios que algumas escolas oferecem, mas nesse caso é necessário um esclarecimento. Entre as escolas que oferecem Ensino Médio, sempre destacamos 4 grupos: ETECs (Escolas Técnicas Estaduais)IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo)Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e Colégio Termomecanica. Desses quatro grupos, os dois primeiros (ETECs e IFSP) dão o direito ao benefício do uso de sistema de cotas das universidades, afinal são escolas públicas, mantidas pelos governos estadual e federal, respectivamente. Já as duas últimas são escolas particulares, mantidas pela iniciativa privada, que oferecem bolsas integrais aos seus alunos e, pela regra, não têm direito a esse benefício. Mas não ficam atrás, pois, se verificarem as mesmas classificações citadas anteriormente, elas estão bem no topo. Então, a ideia é que os alunos que saem dessas escolas estão muito bem preparados para o ENEM, comparado a diversas outras. Agora, uma coisa também é fato: por serem tão diferenciadas, conseguir uma vaga nessas escolas não é fácil, pois apenas os mais bem preparados são aprovados nos vestibulinhos. (Não sabe o que são os vestibulinhos? Descubra aqui.)

Cursando o Ensino Médio em uma Escola Técnica gratuita o aluno sai bem preparado?

  Na verdade, é melhor ainda! Se o aluno fizer a modalidade de Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico, ele sairá da escola bem preparado para o ENEM e ainda terá aprendido uma profissão, que poderá exercer já após a conclusão do curso. Então, além de fazer um bom Ensino Médio, ele ainda será um técnico qualificado para as melhores empresas do país!

Como o cursinho pode ajudar?

  O Curso Profitec trabalha preparando os alunos que querem ser aprovados nas Escolas Técnicas gratuitas desde 1970. É especialista nos vestibulinhos e domina o que faz, por isso aprova mais! O nosso curso não é gratuito, mas, colocando na ponta do lápis, vale muito, pois o valor do curso não chega nem perto da mensalidade de uma boa escola, e a economia futura será de três anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.