Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design

   Este é o quarto artigo de uma sequência de 6, comentando cada uma das 12 grandes áreas a que nos referimos no artigo “Como escolher onde e o que estudar“(1º). A ideia aqui é ajudar os jovens que irão escolher os seus cursos de ingresso, para que consigam optar por carreiras mais alinhadas com suas aptidões e desejos.

   Já passamos pelas áreas de Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Alimentícia e Segurança; Controle e Processos Industriais e Produção Industrial. Neste artigo abordaremos as áreas de Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design.


• A área de Gestão e Negócios abrange os seguintes cursos técnicos:

       » Administração
       » Administração + EM
       » Comércio
       » Contabilidade
       » Contabilidade + EM
       » Finanças
       » Legislativo
       » Logística
       » Logística + EM
» Marketing
» Marketing + EM
» Qualidade
» Recursos Humanos
» Secretariado
» Secretariado + EM
» Seguros
» Serviços Jurídicos
» Serviços Jurídicos + EM
» Serviços Públicos
» Transações Imobiliárias

 






 

 

   Os cursos desta área são voltados principalmente para pessoas que querem exercer atividades que envolvam alguma forma de gestão. Mais ligados ao setor de serviços, os alunos são preparados para trabalhar em tarefas administrativas nas empresas. Desses cursos, é bem provável que os alunos sigam as carreiras de Administração, Contabilidade, Direito, Marketing, Recursos Humanos, Logística, entre outras. A atuação é bem abrangente: indústrias, comércio ou serviços, sempre em atividades administrativas, tanto no setor público, como no privado ou, ainda, no terceiro setor (ONGs, Fundações, etc.).


• A área de Produção Cultural e Design abrange os seguintes cursos técnicos:

       » Arte Dramática
       » Canto
       » Comunicação Visual
       » Comunicação Visual + EM
       » Carpintaria
       » Cenografia
       » Dança
       » Design de Embalagens
       » Design de Interiores
       » Design de Interiores + EM
» Design de Móveis
» Fabricação de Instrumentos Musicais
» Instrumento Musical
» Modelagem do Vestuário
» Modelagem do Vestuário + EM
» Multimídia
» Paisagismo
» Processos Fotográficos
» Produção de Áudio e Vídeo
» Regência

 











   Esta área está ligada à arte da criação. Os técnicos formados nesses cursos aprendem a utilizar ferramentas que potencializarão seus processos criativos, seja para arte, produtos ou cultura. Existe uma grande chance de os alunos seguirem nas carreiras de Artes, Design, Arquitetura, Moda, Jornalismo, Decoração, entre outras. Os técnicos formados nesses cursos podem atuar em empresas produtoras de conteúdos artísticos, culturais, didáticos ou jornalísticos, e ainda em empresas voltadas para comunicação ou desenvolvimento de novos produtos. Em geral, esses profissionais atuam no setor privado ou trabalham por conta própria.

   No próximo artigo abordamos as áreas de Informação e Comunicação e Infraestrutura.

   Aproveite e pesquise mais no site do Curso Profitec e também nos sites dos vestibulinhos das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais)IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)LAO-SP (Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo)Colégio Termomecanica e SENAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.