Recursos Naturais e Turismo, Hospitalidade e Lazer

   Este é o último artigo de uma sequência de 6, comentando cada uma das 12 grandes áreas a que nos referimos no artigo “Como escolher onde e o que estudar“(1º). A ideia aqui é ajudar os jovens que irão escolher os seus cursos de ingresso, para que consigam optar por carreiras mais alinhadas com suas aptidões e desejos.

   Já passamos pelas áreas de Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Alimentícia e SegurançaControle e Processos Industriais; Produção IndustrialGestão e Negócios; Produção Cultural e DesignInformação e Comunicação e Infraestrutura.

Neste artigo abordaremos as áreas de Recursos Naturais e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

 • A área de Recursos Naturais abrange os seguintes cursos técnicos:

» Agricultura
» Agroecologia
» Agronegócio
» Agropecuária
» Agropecuária integrado ao EM
» Avicultura
» Cafeicultura
» Florestas
» Florestas integrado ao EM
» Mecanização Agrícola
» Mineração
» Produção de Cana-de-Açúcar
» Zootecnia

 




   Esta área empenha-se em desenvolver os  processos de extração e manutenção dos recursos naturais do planeta. Os formados nesses cursos podem continuar nas carreiras de Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia de Minas, Ciências Rurais, entre outras. A atuação ocorre em empresas públicas e privadas, nos conglomerados agropecuaristas, extrativistas e de energia.

• A área de Turismo, Hospitalidade e Lazer abrange os seguinte cursos técnicos:

» Agenciamento de Viagem
» Cozinha
» Eventos
» Eventos integrado ao EM
» Guia de Turismo
» Hospedagem
» Hospedagem integrado ao EM
» Lazer
» Museologia
» Organização Esportiva
» Restaurante e Bar
» Turismo Receptivo

 

 

   Esta última área está bem ligada ao setor de serviços. Seus cursos são os mais cosmopolitas, atuando fortemente na criação, exploração e divulgação de pontos de lazer. Os técnicos desses cursos podem
seguir suas carreiras em Hotelaria, Turismo, Gastronomia,  museologia, entre outras. A área de atuação pode ser em pontos turísticos, agências de viagens, bares, restaurantes, hotéis e museus.



   Esperamos que tenham gostado dessa sequência de artigos e eles tenham ajudado a você definir os cursos que mais tem a ver com as suas escolhas. Não esqueça de comentar, se cadastrar em nosso mailing e sempre nos dizer a sua opinião, sugira também novas séries que podemos abordar!

   Aproveite e pesquise mais no site do Curso Profitec e também nos sites dos vestibulinhos das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais)IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)LAO-SP (Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo)Colégio Termomecanica e SENAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.