Profitec/ outubro 1, 2019/ Cursos

Se você está pensando em iniciar seus estudos em uma Escola Técnica, mas tem dúvidas se deseja ter aulas presenciais ou a distância, esse texto é para você!

A tecnologia permite avanços em diversas áreas, inclusive na educação. Há décadas atrás, ninguém suspeitaria que seria possível se formar ou estudar em uma Escola Técnica a distância, usando recursos da tecnologia.

O EAD é atualmente uma solução para muitas pessoas, inclusive aquelas que precisam trabalhar, têm família e acabam dispondo de pouco tempo para comparecer em uma instituição educacional.

De qualquer forma, os cursos técnicos presenciais trazem alguns diferenciais muito interessantes. Leia o artigo e descubra as vantagens de fazer cursos com aula presencial!

O professor e o aluno têm um contato mais próximo

De forma diferente do que acontece no EAD, os cursos presenciais de escolas técnicas exigem que o aluno compareça fisicamente à sala de aula, a um espaço concreto.

A possibilidade de tirar dúvidas e receber um acompanhamento mais personalizado e atencioso são maiores. Como o professor está perto, fica mais fácil procurá-lo e fazer questionamentos sobre os assuntos importantes que poderão cair nos vestibulinhos. Em um curso a distância, as respostas podem ser mais genéricas.

Outra probabilidade alta é a de que os professores que estão ministrando as aulas estejam atuando no mercado de forma intensiva, o que proporciona mais familiaridade em relação ao assunto que é passado aos alunos.

Os estudantes têm um contato mais próximo

No EAD, o aluno pode começar e terminar seu ensino técnico conhecendo pouquíssimos colegas. Não é uma regra, mas uma tendência.

Já nos cursos com aula presencial, existe a necessidade de uma aproximação maior entre os estudantes, o que facilita a formação de novas amizades, de grupos de estudo e até de parcerias de negócios.

Fica mais fácil obter sucesso na vida profissional quando se está engajado em um grupo físico, com pessoas ao redor, que podem dar algumas dicas e ajudar, formando parcerias.

A manutenção da disciplina

É verdade que, em curso online, existe mais flexibilidade de horários, o que pode ser vantajoso para muitas pessoas. Para alunos indisciplinados, contudo, essa flexibilidade talvez nem ajude muito. Ele se acomodará e acabará não estudando como deve, nem obtendo sucesso na aprendizagem.

Os cursos com aula presencial, nesse caso, ajudam a mudar hábitos nocivos, estimulando a disciplina e a organização.

Assim, pessoas mais acomodadas terão que se esforçar para respeitar os horários de início das aulas, o prazo para entrega dos trabalhos e outras coisas. Isso é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.

A infraestrutura

Outra vantagem em frequentar aulas presenciais é que o aluno estudará em um ambiente destinado especificamente à educação. Ele terá salas de aulas providas com os elementos necessários para o aprendizado.

Além da presença física de professores e outros profissionais, ele terá também à sua disposição bibliotecas e laboratórios, nos quais poderá pesquisar assuntos e praticar o que aprendeu.

Sem falar de outros espaços, como refeitórios ou lanchonetes e local para distração entre uma e outra aula.

Como vimos, fazer cursos com aula presencial tem grandes vantagens. Poder usar um espaço destinado para estudo e contar com maior organização e disciplina nos estudos também fazem uma grande diferença na hora de optar por um ensino técnico presencial ou a distância. Por isso, essa decisão deve ser tomada com muita atenção.

No Profitec, há cursos preparatórios presenciais para vestibulinhos de Escolas Técnicas. Saiba mais sobre nossa instituição curtindo a nossa página no Facebook!

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.