estudar em uma escola técnica

5 vantagens de estudar em uma escola técnica

As escolas técnicas sempre foram populares no Brasil. Para muitos, eram consideradas uma alternativa para a faculdade, permitindo que a pessoa começasse a estudar e aprender uma profissão logo depois de concluído o ensino fundamental.

Ainda hoje são excelentes opções para quem deseja ingressar logo no mercado de trabalho. Existem diversas opções de cursos técnicos, então, você tem a possibilidade de começar diretamente na profissão da sua escolha. Uma boa dica é investir em um cursinho preparatório. Assim, você garante sua vaga nas melhores escolas técnicas.

Abaixo, mostramos algumas vantagens de estudar em uma escola técnica. Já pensou nessa ideia? Leia o texto e confira!

1. Mais chances de arrumar um emprego rapidamente

Os estudantes que têm como objetivo iniciar sua carreira profissional podem optar por um curso técnico. A escola técnica considera o desenvolvimento profissional como prioridade, indicando o caminho mais interessante para a ascensão pessoal.

Os cursos técnicos geralmente atendem à demanda de perfil procurado pela maioria das empresas brasileiras. Dessa forma, quem termina um curso profissionalizante tem mais chances de entrar no mercado de trabalho.

Os cursos técnicos são, devido à sua importância para a economia nacional, muito estimulados por iniciativas públicas e privadas.

2. A grande variedade de opções

Outra vantagem de estudar em uma escola técnica é a possibilidade de o jovem ter sua carreira direcionada para diferentes opções de carreiras.

Existe uma gama diversificada de cursos técnicos que deixam o estudante apto para ingressar no mercado de trabalho, na zona urbana ou na zona rural. Essa variedade dá ao jovem maior autonomia para escolher em que segmento deseja atuar.

A formação técnica é considerada fundamental para qualquer setor de produção industrial, comercial e o setor de serviços. Por exemplo, o mercado se expande por meio de um engenheiro de produção (ou de outra área) que comanda vários técnicos; e técnicos que gerenciam muitos auxiliares.

3. Salários atrativos

Pela lógica do mercado, os preços dos serviços e produtos valem também para o mercado profissional. Se existe uma demanda alta por um profissional escasso, a tendência é que seu salário seja bem mais alto. Isso funciona também para os que cursam escola técnica.

Embora não seja uma regra inflexível, a verdade é que os segmentos do mercado em que há mais contratações que demissões costumam pagar muito bem.

Além disso,segundo dados oficiais, 7 em cada 10 alunos que se formam em uma escola técnica, saem empregados.

4. Estudar é um investimento

Para quem ainda pensa que estudar representa apenas gastos, deve compreender que se trata de um investimento no futuro profissional.

Assim, estudar em uma escola técnica representa um bom investimento, com excelente custo-benefício. O retorno pode vir em médio ou em longo prazo, mas pode acontecer em curto prazo também, quando falamos de cursos técnicos.

Vale também lembrar que o esforço individual do aluno/profissional é essencial para que ele tenha retorno mais rápido. Valorize os conhecimentos adquiridos e se esforce para arrumar um emprego quanto antes e começar a usufruir tudo que investiu.

5. Estudar em uma escola técnica pode ser gratuito

Como acontece com muitas faculdades, você pode estudar em uma escola técnica sem ter que pagar mensalidades. É preciso fazer um exame, o Vestibulinho, e arcar com os gastos referentes a materiais de estudo e transporte, por exemplo. No entanto, o mais pesado, que é a mensalidade, não é cobrado nessas escolas.

Esse é o caso das escolas técnicas federais, estaduais, municipais e ainda escolas particulares gratuitas. Existem ainda escolas técnicas particulares, que cobram mensalidades, mas nessas em geral é possível conseguir a bolsas de estudo.

Essas são apenas algumas vantagens em estudar em uma escola técnica. Pense nisso: será que pode ser uma boa proposta para seus estudos e futuro? Temos certeza que sim!

Gostou de conhecer essas vantagens incríveis? Curta a página do Curso Profitec no Facebook, no canal do Curso Profitec no Youtube e fique de olho em outras novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.